quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Oração contemplativa


Existe uma ferramenta poderosa que pode incrementar a sua vida de oração e vida espiritual. Você que ama o Senhor e quer ser usado por Ele sob Sua unção e com Seus dons e, sobretudo, para aqueles que querem experimentar mais da Sua presença, este assunto é destinado a você. Muitos de nós em nossa busca incessante pelo Senhor temos o hábito de orar bastante. São orações de intercessão, agradecimento, petições, entrega e etc. Mas, infelizmente, assim que oramos por todas as nossas necessidades e pelas necessidades dos outros ao nosso redor e mesmo pelas necessidades do mundo inteiro, simplesmente dizemos 'amém' e seguimos a nossa jornada diária. Não desmereço aqui o valor dessa oração, pelo contrário. Contudo, existe um passo adiante...

Existe um lugar em que poucos se atrevem a alcançar. Lá, precisamente quando seu coração está ‘queimando’ na presença de Deus, quando você terminou a sua oração ‘formal’ (‘burocrática’), é exatamente nesse instante que devemos nos calar e simplesmente contemplar a sua beleza. Muitos falam de níveis de oração. Alguns dizem que em um primeiro momento, quando começamos a orar, a nossa carne luta para permanecer em oração, mas, quando atingimos a dimensão do Espírito, torna-se difícil sair dela. Este é o início da oração contemplativa.

A oração contemplativa não substitui a formal, ela a complementa e te leva a lugares mais altos, à intimidade com Deus. A oração contemplativa consiste em simplesmente estar ali por estar ali. Não é o caso de pedir algo, é o caso de apenas estar com o coração no Senhor, simplesmente porque você o ama, por quem Ele é. Palavras algumas vezes tornam-se desnecessárias, ali, no santo lugar, onde Ele se revelará intimamente a você. Algumas pessoas tentam ficar em silêncio nesse momento e, após 5 minutos, se não ouvem nada simplesmente dizem ‘amém’, se levantam e partem para seu dia. Mas o Senhor procura aqueles que ficarão naquele lugar secreto por amor a Ele. Não pelo que Ele pode te dar, não pelo que Ele pode te falar, mas por quem Ele é!

De uma maneira prática funciona assim. Chegue à presença do Senhor com o coração quebrantado (Ele não o desprezará), peça perdão, misericórdia, clame pelo sangue... interceda pelas suas necessidades e as dos outros, entregue-se, interceda, adore a Ele... e assim que o seu ‘repertório’ terminar, caso seu coração estiver ‘queimando’, caso sua mente esteja concentrada na beleza e grandeza do Senhor, cale-se e simplesmente desfrute, em espírito, desse Deus maravilhoso. Passe ali cada vez mais tempo. Talvez seja bom colocar um louvor tranqüilo e ungido enquanto você ora. Agrade-se e alegre-se do Espírito. Você vai descobrir as delícias destina àqueles que gozam da intimidade Dele. Você terá, com o tempo, seus ouvidos espirituais abertos, e ouvirá Sua voz doce e gentil. Dons começarão a se manifestar, ainda que você não os peça.

A oração contemplativa é descrita na Palavra de Deus e mesmo por vários de seus servos ao longo dos séculos. É abordada em alguns livros do pastor Benny Hinn e é chamada, pela igreja Toronto Airport Christian Fellowship – TACF, de “soaking prayer” (oração de embebedamento), fazendo alusão ao processo em que o pepino, depois de ficar em uma conserva por vários dias (se embebedando), se transforma em um saboroso picles. Portanto, estar “soaking” (se embebedando) na presença Dele, em oração contemplativa, dará a você um novo e agradável sabor!

Martinho Lutero passou vários anos da sua vida clamando a Deus que o visitasse, que abrisse os céus e se revelasse a ele, e nada acontecia... até que um dia ele descobriu que tudo o que ele precisava já estava dentro dele. Lembre-se, “Deus é Espírito”. A oração contemplativa, durante abençoados minutos de silêncio, te fará voar nas asas do Espírito e você chegará ao alto monte onde conhecerá Deus face a face, à intimidade com Ele. Pesquise mais sobre esse assunto e, sobretudo, utilize essa ferramenta maravilhosa, você não pode nem imaginar o que Ele fará com você e de você, quando começar a voar nessa contemplação...

6 comentários:

Donilo Bahia disse...

Aleluiaaaaa!
Eu quero praticar essa oração contemplativa!!!
Estar diante d'Ele sem interesses... Apenas para adorá-lo, e simplesmente adorá-lo...

No amor daquele o qual CONTEMPLAMOS,

Donilo Bahia

Barbara Sancho disse...

Oi!
Gostei mto daqui viu?
Bom acharmos corações assim.. voltados para Ele....tanto para o cordeiro manso, como para o Leão que reina para sempre!!!

=]
Estou linkando vc lá no meu blog..
quando quiser passa lah no meu..
vlw?

que esse amor e paixão sejam cd dia reais em sua vida....

Anônimo disse...

Pratico já há anos, e tem sido gratificante demais a doçura da presença de Deus, além de, de vez em quando, Deus me usar com um dom.
Acredito que quem a pratica vai mais longe com Deus.

Vida no Espírito disse...

Pr. Leandro, ontem mesmo, pesquisei sobre oração contemplativa e não obtive um resultado satisfatório como o da sua postagem. Fui muito edificado e já estou praticando isto há alguns dias. O que me interessa é "A PRESENÇA..."

Um abraço.

Pr. Isaias Barbosa

conhecimento disse...

Gosto do que li, já há bastante tempo que procuro informação sobre a oração comtemplativa, creio que já entendi...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.