quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Eu, senhor ou servo?


De uma maneira geral temos a tendência de querer estar no controle. Custa a nós o render-se, submeter-se, andar sobre as águas. Custa a nós retrair as mãos quando tudo parece estar indo bem enquanto a estendemos. Gostamos de dizer: “Senhor faça!”, “cure!”, “libere”, “realize”, e por aí vai... É bem verdade que somos despenseiros da graça e há autoridade no nome do Senhor para realizarmos grandes coisas, mas é bem verdade que o pré-requisito para que essas obras se realizem deve ser a intimidade e a rendição ao Espírito.

Conhecendo o Espírito, muitas vezes, evitamos o equívoco. Conhecendo Sua personalidade e que de fato Ele é Deus, passamos a nos submeter a Ele e não a ordená-lo. Um novo quebrantamento surgirá e uma unção fresca brotará, quando obedecemos a Ele ao invés de ordená-Lo, afinal, Ele não é, nunca foi e jamais será servo de ninguém, Ele é Senhor. Em alguns momentos da minha vida em que sinceramente buscava ao Senhor e experimentava algo de Sua graça, sentia-me encorajado a querer fazer grandes coisas para Deus. Gostava de ordenar a cura, ordenar libertação, praticamente ordenava ao Espírito: “Espírito Santo realiza!”, como se precisasse ensiná-lo como agir. Nessas ocasiões poucas coisas realmente aconteciam. Com o passar do tempo e, sobretudo com o aumento da intimidade, fui conhecendo mais e mais de Sua Pessoa. O Espírito é de fato Deus Todo-Poderoso. Se queremos ver Sua obra devemos antes conhecê-Lo, até que possamos ouvi-Lo e obedecê-Lo. Depois disso chegarão dias em que você se sentirá ‘tentado’ a realizar coisas, mas, precisamente nesse dia, você deve se render e perguntar: “Espírito Santo, devo fazer alguma coisa?”, “O Senhor quer que eu recolha a minha mão?”. Para nossa surpresa em muitas ocasiões não temos que fazer nada e também nada acontecerá, é quando Ele nos ensina a perseverar em dependência e obediência. Quando passamos dessa etapa, aos poucos, Ele poderá nos usar e nos falar diretamente: “agora”.

Exsitem etapas em nosso crescimento espiritual que nos levarão à intimidade. Passaremos a vida inteira buscando intimidade e rendição e mesmo toda a eternidade e, ainda assim, teremos mais por conhecer. O nosso Senhor Jesus nos deu o exemplo, Ele não veio ser servido, antes, veio servir: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus...”. O poder reside na obediência, na rendição, em conhecer o Espírito intimamente e, querendo Ele, devemos estender ou recolher nossas mãos.

Que o Senhor te dê essa compreensão e que você alcance entendimento tal a ponto de você estar disposto a simplesmente render-se. Você descobrirá o óbvio. É Ele que tem o poder e é Ele que age. Somos meramente instrumentos. Lembre-se, não existem grandes e poderosos homens de Deus, não, e que ninguém te engane quanto a isso. O que existe são servos de um ‘graaaaaande’ Deus. “Porque Dele e por Ele e para Ele são todas as coisas...”. Coisas maravilhosas acontecerão em sua vida e através dela a medida que você O obedece. Renda-se a Ele hoje! Aviva-nos hoje, Senhor!

Nenhum comentário: